segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Ursinho em Porcelana Fria.

A receita da Porcelana Fría que useí: 500 gr de Cola Plastica, 250gr de amido de milho, 1 colher de glicerina liquida ( consigue-se na farmacia o no supermercado), 1 colher de chá de limão e
1 1/2 colheres de azeite de bebé. Para amassar vamos precisar de creme nivea da que vem em lata. Coloca-se todo numa panela anti-aderente meche-se e poe-se ao fogo , cozinha-se mechendo com uma colher de pao até que a massa descole da panela. Se retira e se amassa com a creme nivea.

Como era para um urso não me importei com que ficase um bocado grumosa, faz parte. Cuando for para fazer uma cara deve amassar-se muito bem. Isto é muito divertido.
Seguidamente se da dor a massa, pode ser com acrilicos ou com pintura de óleo. Não e preciso muita quantidade, uma gota basta e se amassa ate a cor ficar uniforme. Lembre-se de deixar um pedacinho branco para o focinho e dar cor preta a um pedaço pequeninho para olhos e nariz. No meu caso dexei um pedacinho para o cachecol.
Para fazer figuras grandes e redondas utilizamos bolas de esferovite em dois tamanhos. Forra-se cada bola com uma capa fina de massa. Na cabeza colocamos um paozinho para encaxar no corpo e se deixa secar. As mãos são dois salchichas gordinhas e os dedos fazem-se com uma regua so marcando. As orelhas são como umas bolachas e par dar-le forma aconchada se mete o dedo polegar no meio. As patas são como dois gotas de agua e sé marcam os dedos com a regua.


O Focinho e um oval. Se faz uma raja profunda em vertical mais sem chegar abaixo. Marca-se a boca em forma de meia lua deitada e para fazer o biquinho aberto se faz presão com uma coisa redonda para fazer um buraquinho e ao mesmo tempo se puxa para abaixo asim se forma o labio inferior.


O Cachecol e muito fácil. Faz-se um rolo e depois com o rolo de cozinha se estende ate ter a largura , grossor e tamanho necessarios. Nas beiras com a regua marca-se a Franja. Deixar secar.

Quando estiver seco se pinta com pincel seco em castanho e branco.


Este é o boneco que fiz para decorar o bolo do André, que já fez um aninho.

1 comentário:

GOSTO DE FAZER ARTE disse...

Olá Yenny
Gostei mto de visitar o teu blog.
Tbém sou autodidacta. Visita-me
em www.artesanato.com.pt e clica
em Meu blog, pois o mesmo está mais
dinâmico.
Beijinhos
Mércia

Com as mãos fabrico os meus sonhos

O que faço com Às maõs sai da minha alma. Quando gosto de um trabalho começa um reto, que não largo até acaba-lo.